Espirometria: agende seu exame em BH

Doenças e distúrbios respiratórios comprometem o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, mas a boa notícia é que eles podem ser previstos e diagnosticados pela espirometria.

 

Também conhecido como prova de função pulmonar, prova ventilatória ou exame do sopro, esse exame é capaz de medir a velocidade da respiração e também a quantidade de ar que uma pessoa consegue expirar e inspirar cada vez que respira.

 

O resultado da espirometria ajuda o médico na análise das condições de ventilação do paciente, mas exames complementares podem ser solicitados para uma avaliação ainda mais eficiente.

 

Espirometria em BH

No laboratório Hermes Pardini você pode realizar a espirometria em uma de nossas unidades em BH ou SP.

A espirometria é feita com aparelhos de última geração e com o auxílio de uma equipe multidisciplinar especializada. Além disso, o resultado do exame fica disponível no site e no aplicativo e pode ser acessado com facilidade tanto pelo paciente, quanto pelo médico.


O agendamento também pode ser feito de forma 100% online via WhatsApp.

Clique abaixo e agende sua espirometria agora mesmo.

 

O que é e para que serve o teste de espirometria? 

A espirometria é um exame que avalia a saúde pulmonar do paciente e mede o fluxo de ar que sai e entra dos pulmões. O exame é indicado para quem precisa investigar questões pulmonares restritivas e obstrutivas como asma, bronquite ou até mesmo fibrose pulmonar.

 

O médico pneumologista costuma solicitar uma espirometria clínica para monitorar a evolução de pacientes com doenças respiratórias após o tratamento ou para entender o que pode estar causando sintomas como tosse, falta de ar, dor no peito ou respiração anormal.

 

Esse exame também pode ser feito com fins ocupacionais, nesse caso visando monitorar a saúde respiratória de trabalhadores que atuam em atividades insalubres para o aparelho respiratório - como em ambientes onde há exposição a produtos químicos.

 

Durante a pandemia provocada pelo vírus da covid-19, o exame de sopro também passou a ser bastante requisitado para investigar possíveis sequelas pulmonares em pacientes que foram acometidos pela doença.

 

Como é realizado o exame de espirometria? 

Para realizar o exame de espirometria, que também pode ser chamado de “exame do sopro”, é preciso soprar um tubo ligado a um aparelho especial chamado espirômetro. 

 

O paciente deve encher os pulmões com ar e depois soprar com força dentro do tubo até que os pulmões fiquem vazios. 

 

Para não ocorrer o vazamento de ar durante o exame de espirometria, também é utilizado um clipe nasal, garantindo assim que toda respiração seja feita pela boca. 

 

Como devo me preparar para o exame de espirometria? 

Antes de realizar o exame de espirometria é indicado que o paciente tenha um período de descanso de 5 a 10 minutos. 

 

Não é necessário jejum, mas é importante que o paciente faça uma alimentação leve evitando o consumo de chás, cafés, chocolates ou bebidas alcoólicas nas seis horas antes da realização do exame. 

 

Atividades físicas só podem ser feitas duas horas antes da espirometria. Fumantes devem ficar duas horas sem fumar antes da realização do procedimento. 

 

Broncodilatadores de curta ação devem ser interrompidos quatro horas antes de começar o exame e os de longa duração com 12 horas de antecedência.

 

Importante:

●      Os agendamentos serão realizados apenas mediante a apresentação de pedido médico.

●      Antes de realizar o agendamento, cheque a disponibilidade do exame na unidade de sua escolha.

●      Verifique a cobertura do exame com seu plano de saúde.

●      Caso tenha exames anteriores, apresente-os no dia.

 

Existe alguma contraindicação para realizar o exame de sopro? 

O exame de espirometria é contraindicado para crianças com idade igual ou menor a 4 anos. 

 

Também não pode ser realizado caso o paciente apresente infecções respiratórias ativas - nesses casos, é necessário um intervalo de 15 dias antes da realização do exame de espirometria. 

 

A espirometria também não pode ser realizada em pacientes com dor no peito, exceto haja recomendação médica. 

 

Outras contraindicações acontecem em caso de: 

  1. Infarto do miocárdio recente;

  2. Aneurismas cerebral, torácico ou abdominal; 

  3. Cirurgia ocular recente;

  4. Cirurgia torácica ou abdominal recentes (realizada em menos de 30 dias). 

 

Quanto custa uma espirometria?

Para consultar o valor da espirometria e os convênios atendidos, entre em contato com a central de atendimento Hermes Pardini clicando no botão abaixo.