Vacina da Gripe Quadrivalente 2023

Registrada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina da gripe é a melhor forma de adultos e crianças garantirem proteção contra o vírus da gripe.

 

Presente no calendário anual, a vacina da gripe protege contra, no mínimo, três variações do vírus da influenza.

Já a vacina da gripe tetravalente possui proteção contra quatro diferentes cepas: 2 cepas A (H1N1 e H3N2) e 2 linhagens B (Yamagata e Victoria).

 

Mesmo com eficácia de 70% a 90%, a vacina da gripe precisa ser atualizada anualmente devido às diferentes mutações do vírus. Inclusive, vale ressaltar que a eficácia da vacina está diretamente ligada à combinação das cepas que estão circulando a cada ano. 

 

Ao tomar a vacina da gripe, você cuida da sua saúde e também protege todas as outras pessoas, contribuindo com a diminuição dos casos graves da infecção.


Onde tomar a vacina da gripe?

Você sabia que é possível escolher onde tomar a sua vacina contra a gripe? 

 

Se você estiver em São Paulo ou em Belo Horizonte, pode garantir a sua vacinação em uma das unidades do laboratório Hermes Pardini

 

Mas você também já pode tomar essa e outras vacinas no conforto da sua casa, no seu escritório ou em qualquer lugar de sua preferência

 

Com o atendimento móvel via Saúdemob, você garante muito mais comodidade na hora de cuidar da sua saúde. Clique no botão abaixo e agende sua vacinação móvel agora mesmo!

 

Para que serve a vacina da gripe?

Quando o paciente toma a vacina da gripe acontece a estimulação da produção de anticorpos contra o vírus Influenza. Dessa forma, se uma pessoa for contaminada e já tiver recebido a vacina da gripe, seu organismo percebe a presença do vírus e os anticorpos o neutralizam imediatamente, prevenindo a infecção. 

Quem pode/deve tomar a vacina da gripe?

A vacina para a gripe é indicada para toda a população, porém, é prioritária em crianças a partir dos seis meses e para adultos maiores de 50 anos. Gestantes também devem se proteger contra o vírus. 

 

Também devem tomar a vacina da gripe pessoas de 5 a 50 anos de idade que tenham contato com idosos ou portadores de doenças cardíacas, pulmonares, diabetes, disfunção renal, hemoglobinopatias ou imunossupressão, trabalhadores da saúde ou pessoas que viajam para áreas de alta incidência do vírus.  

 

A exceção nesse momento é para crianças menores de 11 anos de idade que tenham tomado a vacina Covid-19, pois, nesse caso, deve ser respeitado um intervalo de 15 dias entre uma vacina e outra.

Por que devo tomar a vacina da gripe todos os anos? 

É muito importante tomar a vacina contra a gripe anualmente porque o vírus da influenza tem total capacidade de se modificar frequentemente, inclusive de um ano para o outro. Com essas mutações, o sistema imune do paciente vacinado há mais de 1 ano não reconhece novas cepas, o que reforça a necessidade de manter o cartão de vacina sempre atualizado.

 

Qual é a via de administração da vacina da gripe?

A administração da vacina da gripe é realizada por via intramuscular, sendo que em crianças menores de 2 anos é aplicada no vasto lateral da coxa e, para maiores de 2 anos de idade, pode ser aplicada no braço ou no glúteo.

 

Quantas doses da vacina da gripe são recomendadas?

Indivíduos nunca vacinados menores de 9 anos devem receber 2 doses com intervalo de 30 dias entre elas. Para todos os demais, recomenda-se a vacinação anual com apenas uma dose.

 

Quais são as reações da vacina da gripe?

A vacina de gripe pode causar reações como dores localizadas, vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Normalmente as reações são leves e surgem poucas horas após a aplicação da vacina da gripe, melhorando poucos dias depois. 

 

Em alguns casos, a vacina também pode causar febre baixa e cansaço muscular. São raras as chances de febre alta, porém existem registros de convulsão febril em casos de crianças com predisposição para esses quadros.

 

Existem contraindicações da vacina da gripe?

A vacina de gripe apresenta poucas contraindicações. Em caso de quadros de febre aguda o paciente deve adiar a aplicação da vacina da gripe. Pessoas que apresentam alergia aos componentes da vacina, inclusive ovo de galinha, devem consultar o médico antes de se vacinar.

Devo tomar a vacina da gripe mesmo tomando a vacina de covid-19? 

Mesmo com o avanço da vacinação contra o coronavírus, é de extrema importância que toda população siga com a vacinação contra a gripe, pois só assim será possível se proteger contra o vírus da Influenza. 

Qual o valor da vacina da gripe?

Para consultar o preço da vacina da gripe e os convênios atendidos, entre em contato com a central de atendimento Hermes Pardini clicando no botão abaixo.