Ressonância Magnética: agende seu exame em BH

Considerada um dos maiores avanços do século em diagnóstico médico por imagem, a ressonância magnética permite analisar diferentes partes do corpo humano explorando aspectos anatômicos e funcionais.

 

Também conhecida apenas por ressonância ou por RM, a ressonância magnética é um exame não invasivo que usa uma tecnologia de ponta para estimular e detectar a mudança na direção do eixo de rotação dos prótons encontrados na água que compõem os tecidos vivos. 

 

Seu uso em diferentes áreas da medicina se deve à alta precisão dos resultados entregues, sempre com clareza e objetividade, facilitando o diagnóstico de possíveis enfermidades e complicações.

 

Ressonância magnética em BH

No laboratório Hermes Pardini você pode realizar a ressonância magnética em BH ou SP. Seu exame de ressonância magnética é feito com aparelhos de última geração e com uma equipe multidisciplinar especializada. Além disso, o resultado da RM fica disponível no site e no aplicativo e pode ser acessado com facilidade tanto pelo paciente, quanto pelo médico.

 

O agendamento também pode ser feito de forma 100% online via WhatsApp ou aplicativo disponível em Android e IOS. Clique abaixo e agende sua ressonância magnética agora mesmo.

 

 

O que é e para que serve a ressonância magnética? 

 

Ressonância magnética é um exame de imagem de visualização dos órgãos, tecidos e sistema esquelético feito livre de radioatividade e de forma não invasiva. O exame usa fortes campos magnéticos e ondas de rádio para fornecer imagens detalhadas e tridimensionais do interior do corpo do paciente. 

 

Por meio dessas imagens, é possível realizar uma análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. Esse exame também é indicado para diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas. 

A ressonância também apresenta eficiência no diagnóstico de esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial e rompimento em ligamentos do pulso, joelho ou tornozelo.

Quais são os tipos de ressonância magnética?

Cada ressonância magnética permite a avaliação de uma determinada parte do corpo, sendo que os tipos mais comuns são:

  • Ressonância magnética funcional;

  • Exames de mama;

  • Angiografia por ressonância magnética;

  • Venografia por ressonância magnética; e

  • Ressonância magnética cardíaca.

 

Como é feita a ressonância magnética?

A máquina de ressonância magnética se assemelha a uma grande câmara de metal. Ambas as extremidades do orifício do meio são abertas. Para realizar a RM, o paciente se deita em uma mesa acolchoada que desliza para dentro do tubo. 

 

O paciente deve permanecer completamente imóvel para evitar distorções de imagem. O ideal é tentar relaxar, afinal, há sempre uma equipe médica de prontidão observando os pacientes através de uma janela de vidro.

 

Se o paciente precisar de algo, ele receberá uma campainha para chamar um técnico. O paciente também recebe tampões de ouvido, mas pode ouvir e se comunicar com a equipe de ressonância magnética por meio de um microfone. 

 

Uma bobina, que é um receptor que aprimora a imagem, pode ser colocada em volta da parte do corpo que será digitalizada, como cabeça, joelho ou abdômen.

 

O exame é indolor e leva de 20 a 90 minutos para ser realizado. 

Como me preparar para uma ressonância magnética?

  • Leve o pedido do exame com você.

  • É possível que seu exame tenha sido agendado com sedação. Se você precisar de um sedativo, uma enfermeira fornecerá instruções adicionais.

  • Você está livre para tomar qualquer medicamento que quiser, contanto que você não esteja fazendo um exame específico para sua vesícula biliar.

  • Em alguns casos, o jejum de 4 horas será necessário. Se não for o caso, você está livre para comer e beber.

  • Antes do exame, você deverá preencher um formulário de histórico do paciente.

  • Para obter uma imagem melhor e mais nítida, em alguns casos, um contraste sem iodo pode ser administrado em sua veia por uma linha intravenosa. Se você já teve uma reação ao gadolínio, informe ao médico e ao técnico da ressonância magnética. Se você estiver fazendo diálise ou tiver doença renal, também deverá informar.

  • Se você tiver qualquer objeto de metal dentro do seu corpo como um marca-passo, clipes de aneurisma, placa de metal e grampos de cirurgia ou prótese recentes, informe ao técnico.

  • Grampos de cabelo, jóias, relógios, aparelhos auditivos e dentaduras devem ser removidos. E, para o seu exame, você deverá colocar uma bata hospitalar.

  • Se você tiver claustrofobia, informe o seu médico e o técnico da ressonância magnética.

 

Um radiologista examinará as imagens obtidas durante o teste e seus resultados ficarão disponíveis para retirada. A menos que tenha recebido um sedativo, você pode continuar suas atividades normais logo após o exame. Contacte o seu médico de referência se sentir desconforto ou outros sintomas inesperados após o exame. 

 

Importante:

●      Os agendamentos serão realizados apenas mediante a apresentação de pedido médico.

●      Antes de realizar o agendamento, cheque a disponibilidade do exame na unidade de sua escolha.

●      Verifique a cobertura do exame com seu plano de saúde.

●      Caso tenha exames anteriores, apresente-os no dia.

Quanto custa uma ressonância magnética?

Para consultar o valor da ressonância magnética e os convênios atendidos, entre em contato com a central de atendimento Hermes Pardini clicando no botão abaixo.