A hepatite A é uma infecção causada pelo vírus A (HAV) que é transmitido por contato fecal-oral, através de alimentos ou água inseguros, e tem relação com baixos níveis de saneamento básico e higiene pessoal.
A presença de urina escura é um dos primeiros sintomas da doença, que pode ser seguido por sintomas gastrointestinais e icterícia, que deixam a pele e os olhos amarelados.
O diagnóstico da infecção atual ou recente é realizado por exame de sangue, no qual se pesquisa a presença de anticorpos anti-HAV IgM (infecção inicial), que podem permanecer detectáveis por cerca de seis meses.
O tratamento da hepatite A é sintomático e envolve repouso, uma dieta saudável e a prevenção de automedicação, vez que o uso de medicamentos desnecessários ou que são tóxicos ao fígado podem piorar o quadro.
A melhor maneira de prevenir a hepatite A é lavar as mãos regularmente, utilizar água clorada ou fervida, cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los e adotar medidas rigorosas de higiene em instituições fechadas.
A vacinação é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção contra a hepatite A.
Fonte: Ministério da Saúde