Calendário vacinal do viajante

Para você que deseja realizar uma viagem abaixo listamos a relação de vacinas indicadas para viajantes de acordo com a Sbim. Nela você encontra o detalhe de cada vacina e necessidade especifica. Caso tenha alguma dúvida basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Laboratório Hermes Pardini e você também pode solicitar a aplicação da vacina onde estiver!

  Vacinas              
  Hepatite B¹ 

 É indicada a todos que desejam se proteger contra este tipo de hepatite. São necessárias três doses. O   esquema mais utilizado é realizado em 6 meses. Existem regiões que possuem maior incidência da   doença. É possível “vacinação acelerada” em situações de maior risco (0, 7 dias, 21 dias e 12 meses   após a primeira dose).

 Hepatite A²

  É indicada a todos que desejam se proteger contra este tipo de hepatite. Transmitida por alimentos e     água contaminados, é a doença que pode ser prevenida por vacina que mais comumente acomete os   viajantes. Normalmente, a infecção é branda, mas em taxas variáveis com a idade pode ser fulminante. A   primeira dose já é altamente protetora, sendo a segunda aplicada após 6 meses. Existe vacina combinada   contra as hepatites A e B.

 Triplice viral

 A alta transmissibilidade do sarampo levou à ocorrência de surtos recentes. Indivíduos, até 49 anos, que   não receberam duas doses contra rubéola, sarampo ou caxumba devem ser vacinados com a vacina   tríplice viral*.

 Febre amarela 

  É indicada a todos que residem em regiões com circulação do vírus, como o Estado de Minas Gerais, por exemplo, ou que vão viajar para regiões de recomendação da vacina. É exigida dos brasileiros para entrada em vários países, sendo nesse caso necessária a apresentação do “CIVP - Certicado Internacional de Vacinação ou Prolaxia”.

 Varicela

   A vacina contra a varicela é indicada a todos que desejam se proteger contra a doença e que ainda não apresentaram tal infecção

 Meningocócica   ACWY 

  A vacina é indicada a todos que desejam se proteger contra meningite meningocócica, principalmente os que se dirigem para o “cinturão” de meningite da África e para a Índia. Duas doses para adolescentes e uma dose para adultos.

 Poliomielite

 Indicada para os que têm como destino regiões onde há circulação do vírus selvagem, como alguns países na Ásia e na África, pois a doença pode acometer também adultos. A transmissão é fecal-oral, sobretudo em regiões com condições inadequadas de higiene. Disponível na vacina combinada dTpa+IPV.

 Difteria, tétano e coqueluche

 Reforço com a vacina dT ou dTpa a cada 10 anos. Disponível na vacina combinada dTpa+IPV (combinada com a vacina poliomielite inativada)

 Febre tifóide

 A vacina é recomendada para viajantes que se dirigem a regiões de alta ocorrência da doença. Uma dose, somente para maiores de 2 anos de idade. Pode ser aplicada segunda dose após 3 anos se a indicação persistir.




* em caso de deslocamento para regiões endêmicas deve ser aplicada uma dose de reforça dessa vacina após essa idade