Termo de Consentimento
RT-PCR EXPRESS / DIAGNÓSTICO MOLECULAR CORONAVÍRUS SARS-CoV-2

O teste para diagnóstico molecular para SARS-CoV-2 (COVID-19) é um teste recomendado para a avaliação de pacientes com suspeita de estar na fase aguda da doença. Deve ser realizado até o 14º dia do início dos sintomas, preferencialmente até o 5º e dia.

O teste é realizado através de coleta de swab de nasofaringe, secreção de vias áreas inferiores, ou saliva. O resultado do teste deve ser considerado juntamente com os achados clínicos e epidemiológicos do paciente e interpretado por um médico. Resultados falsos-negativos podem ocorrer conforme o tipo de amostra e o tempo decorrido após início dos sintomas. Recomenda-se que a coleta de saliva seja feita apenas para pacientes com dificuldade de coleta de swab nasal, devido a melhor sensibilidade da amostra de nasofaringe. A critério médico, novo exame deverá ser solicitado caso a suspeita de COVID-19 permaneça, observando o tempo desde o início dos sintomas. Resultados indeterminados podem ocorrer quando há amplificação de apenas um alvo genético do SARS-CoV-2, carga viral baixa, degradação do RNA viral, mutação do vírus e/ou coleta precoce ou tardia que devem ser correlacionados ao quadro clínico e epidemiológico do cliente. Dependendo da probabilidade pré-teste de COVID-19, recomenda-se repetição do exame, a critério médico.

O teste molecular para coronavírus detecta o material genético do vírus, mas não permite distinguir aqueles que ainda estão transmitindo a infecção. Desta forma não deve ser utilizado naqueles pacientes com diagnóstico confirmado para avaliar a interrupção do isolamento.

Declaro que tomei ciência das informações acima descritas e que tive oportunidade em sanar quaisquer dúvidas que porventura existam nesse momento, concordando com a realização da coleta e execução do teste.

Belo Horizonte, 25 de Fevereiro de 2021.

CONTRATANTE