O Hermes Pardini acredita que a informação também é uma arma poderosa para se combater esse vírus. Por isso, reunimos aqui os principais pontos que você precisa saber sobre essa grave pandemia.
O que é o coronavírus - COVID-19?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Ele provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia: ele se parecia com uma coroa.
Como é realizado o teste em domicílio?
Antes de mais nada, é preciso pedido médico para a realização do teste. A coleta é realizada por meio de dois swabs, que colhem secreções da garganta e das narinas. Elas são armazenadas em um recipiente lacrado e devidamente identificado. Ao sair do domicílio do paciente, o colaborador retira e descarta todo o equipamento de segurança e higieniza as mãos com água e sabão, seguido de álcool 70%.
O procedimento dura aproximadamente dez minutos e o resultado é liberado para o paciente em até seis dias úteis. Resultados positivos são notificados imediatamente ao paciente e ao médico prescritor, além dos serviços de saúde municipal e estadual.
Como acontece a transmissão?
Apesar das investigações ainda estarem em andamento, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
Gotículas de saliva
Espirro
Tosse
Catarro
Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos
Como se prevenir do contágio?
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir
Fique em casa e evite aglomerações
Mantenha os ambientes bem ventilados
Não compartilhe objetos pessoais
Como é feito o tratamento?
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. Apesar disso, é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, como:
Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
Uso de umidificador no quarto ou
Banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse
E o principal de todos: se você estiver com sintomas, procure ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.