ATENÇÃO: o Hermes Pardini não entra em contato com seus clientes para oferecer entrega de resultados de exames mediante qualquer tipo de pagamento.

Imagem - undefined Imagem - undefined

    Veja quais são os principais sintomas de arritmia cardíaca

    Os sintomas de arritmia cardíaca são diversos e exigem uma atenção especial, pois podem proporcionar grandes riscos à saúde. Isso porque essa condição, que causa desconfortos, é resultante de alterações no ritmo dos batimentos do coração e requer atenção.

    Os quadros de arritmia cardíaca são causados por questões físicas e psicológicas, as quais afetam diretamente o sistema cardiovascular. Com isso, os sintomas, que surgem de forma leve, sem o devido cuidado, podem evoluir para o colapso no órgão.

    Neste post, você vai entender quais são os sintomas de arritmia cardíaca e como afetam a saúde, além das causas e dos tratamentos.

    Boa leitura!

    O que é a arritmia cardíaca?

    O desconforto é um dos sintomas da arritmia cardíaca

    A arritmia cardíaca é uma condição médica definida como a irregularidade do ritmo dos batimentos cardíacos. Ou seja, são quadros em que as batidas do coração estão alteradas, seja quando está mais acelerado ou lento do que o normal.

    Nesse sentido, a arritmia pode se manifestar de duas formas:

    • Taquicardias: quando o ritmo dos batimentos cardíacos está acelerado.
    • Bradicardias: quando o ritmo dos batimentos está lento.

    A frequência cardíaca alta impede que o coração tenha o tempo necessário para preencher, e pouco sangue é bombeado. Por outro lado, quando os batimentos são lentos, o órgão não bombeia sangue suficiente, desencadeando os sintomas.

     

    Quais são os sintomas de arritmia cardíaca?

    Os sintomas de arritmia cardíaca vão além de sentir alterações no batimento cardíaco, seja acelerado ou mais lento. Essa condição desencadeia outros sinais no organismo, que se manifestam tanto em quadros leves como graves.

    Veja a seguir quais são os principais sintomas em quadros de arritmia cardíaca.

    Palpitações

    A palpitação é quando os batimentos cardíacos não ficam no ritmo normal. Essa situação pode durar alguns segundos ou permanecer por semanas. O sintoma pode surgir junto aos outros, iniciando de maneira leve e intensificando com o tempo.

    Falta de ar

    As alterações nos batimentos cardíacos e no fluxo de sangue podem levar à falta de ar. Isso porque o coração bombeia mais rápido do que o ritmo da respiração. Nesse descompasso, a pessoa pode sentir que não está inalando ar o suficiente.

    Esse sintoma é comum em situações mais intensas de arritmia e tem potencial para surgir junto à tontura.

    Desmaio

    Em situações de arritmia cardíaca severa, o paciente pode ter desmaios. Isso exige uma avaliação médica imediata. O sintoma acontece devido às alterações intensas nos batimentos e no fluxo de sangue no organismo.

    Fadiga

    Um dos efeitos das alterações no fluxo de sangue no organismo causado pela arritmia cardíaca é a sensação de fadiga constante. Neste quadro, torna-se comum que o paciente sinta fraqueza, mesmo em repouso. Somado a isso, a pessoa pode sentir queda de pressão e sensação de aperto no peito.

    Enjoos

    A arritmia cardíaca também provoca, além de desconforto e mal-estar, tontura, náusea e enjoo no paciente, especialmente em quadros avançados. Nesse caso, também é muito importante ter cuidado e procurar um médico imediatamente.

     

    Quais são as causas da arritmia cardíaca?

    Sobrepeso e sedentarismo são fatores que podem fazer com que pessoa sinta sintomas de arritmia cardíaca

    Diversos fatores físicos e psicológicos podem causar irregularidade no ritmo cardíaco e desencadear a arritmia. Geralmente, os principais motivos são estresse, ansiedade e doenças do coração, as quais acometem o sistema cardiovascular.

    Além disso, outros fatores de risco são decisivos para levar a quadros de arritmia, por exemplo:

    • Sedentarismo.
    • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
    • Tabagismo.
    • Sobrepeso e obesidade.
    • Diabetes.
    • Problemas emocionais.
    • Hipertensão.
    • Predisposição genética.
    • Distúrbios na tireoide.
    • Apneia do sono.
    • Distúrbios de eletrólitos.
    • Cardiopatias congênitas.

    A arritmia cardíaca é uma condição que deve ser vista com seriedade, pois sua evolução pode levar ao colapso cardíaco. Por isso, ter cuidado com os fatores de risco e investir na prevenção é determinante para evitar complicações.

     

    Quais exames para fazer o diagnóstico de arritmia?

    A frequência cardíaca ideal deve permanecer entre 60 e 80 batimentos por minuto em adultos em repouso. Quando o paciente passa por quadros de arritmia, o médico avalia o histórico de saúde e a manifestação dos sintomas para o diagnóstico.

    A partir da análise clínica e do histórico de saúde, o cardiologista irá indicar exames, como o eletrocardiograma. Além disso, a depender de cada quadro e para avaliar melhor os batimentos cardíacos, o exame de teste ergométrico também pode ser solicitado.

    Com um diagnóstico confiável e preciso, o médico cardiologista prescreve os devidos tratamentos, considerando a origem do problema. A condição tem cura e a pessoa retoma a qualidade de vida, desde que seja tratada nos primeiros sintomas da condição.

     

    Quando procurar um médico?

    Ao sentir sintomas de arritmia cardíaca, não deixe de procurar um médico para não agravar o problema

    Apesar de parecer algo simples e momentâneo, a arritmia cardíaca é um problema considerado sério e que requer muito cuidado. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), a doença mata 320 mil pessoas por ano no Brasil.

    Nesse contexto, a melhor forma para evitar complicações é por meio de um diagnóstico precoce e tratamento imediato. Por isso, ao notar a manifestação de qualquer sintoma, aconselha-se a consulta a um médico cardiologista o quanto antes. Principalmente se, além da alteração no batimento cardíaco, outros sintomas se manifestarem, como:

    • Falta de ar.
    • Mal-estar.
    • Enjoo, entre outros.

    Com uma avaliação clínica e exames, será possível investigar as causas e direcionar os devidos cuidados.

    Como é a prevenção para a arritmia cardíaca?

    A prevenção contra doenças cardíacas é imprescindível em todas as idades, pois enfermidades que mais causam complicações e mortes no país têm relação com o coração. Inclusive quando falamos na arritmia, que também é um problema com potencial para levar a quadros graves e irreversíveis.

    Nesse sentido, para prevenir a arritmia cardíaca e beneficiar todo o sistema cardiovascular, alguns hábitos são essenciais, por exemplo:

    • Evite fumar.
    • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas.
    • Controle o peso corporal.
    • Pratique atividades físicas regulares.
    • Mantenha uma alimentação saudável.
    • Cuide da sua saúde mental.

    Lembre-se que os check-ups médicos são indispensáveis para a prevenção e contribuem para promover a sua qualidade de vida. Portanto, mantenha os exames em dia para monitorar sua saúde e evitar riscos indesejados.

    E o melhor lugar onde você pode fazer seu check-up completo é no Laboratório Hermes Pardini. Procure uma das nossas unidades, seja em Minas Gerais ou São Paulo, e agende seus exames em uma estrutura de qualidade, com uma equipe altamente instruída.

    Agora que você já sabe que os sintomas de arritmia cardíaca requerem atenção, pela possibilidade de quadros graves que podem surgir, não deixe o seu cuidado de lado. Faça seus exames de rotina no Laboratório Hermes Pardini e preze pela sua qualidade de vida e bem-estar.

    Até a próxima!