Quando a falta de apetite pode ser considerada um problema?
A alimentação é a base que fornece ao corpo todos os nutrientes necessários para manter o funcionamento saudável do metabolismo. Por esse motivo, a falta de apetite é uma condição que exige atenção, principalmente quando acontece frequentemente.
Seja por motivos simples, como um resfriado, ou mais intensos, como desconfortos no sistema digestivo, perder a fome de forma ocasional é algo natural. No entanto, quando acontece de maneira incomum e constante, é muito importante ter atenção quanto aos motivos.
No artigo de hoje, você vai entender o que é a falta de apetite e quando é preciso se preocupar com essa condição. Continue a leitura e entenda, afinal, o que fazer quando não tiver fome, quais as possíveis causas e a importância do exame nutricional.
Boa leitura!
O que é considerado falta de apetite?
A falta de apetite pode ter muitas condições atreladas.
A falta de apetite, ou apetite reduzido, é uma condição caracterizada como a perda da vontade de comer. Ou seja, a pessoa não tem nenhum desejo ou disposição para alimentar-se, e pode comer pouco ou quase nada durante todo o dia.
Esse sintoma, quando acontece de maneira isolada e esporádica, é considerado normal. Mas quando se torna recorrente, pode ser indicativo de alguma alteração na saúde. Isso porque as consequências da falta de apetite são sérias, como a perda de peso — de uma forma pouco saudável —, desnutrição e distúrbios, se a situação se agravar e não tiver tratamento adequado.
Quando a falta de apetite se torna preocupante?
As causas da falta de apetite são diversas e podem estar relacionadas a muitas condições, desde problemas simples aos mais sérios. Por isso, é preciso ter atenção quando ela se torna frequente e permanece por mais tempo, afetando a nutrição.
Além disso, a falta de apetite também se faz preocupante quando está acompanhada das seguintes situações:
- Sintomas como náusea ou diarreia.
- Sensação de cansaço extremo.
- Aumento dos batimentos cardíacos.
- Fadiga e perda de produtividade.
- Perda de peso intensa e rápida.
- Desatenção e falta de interesse.
Em qualquer uma dessas condições, não se deve comer alimentos gordurosos nem recorrer à automedicação para não comprometer o quadro. Além disso, faz-se necessário procurar um médico imediatamente para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Quais são as principais causas da falta de apetite?
Problemas emocionais podem causar a falta de apetite
A falta de apetite é uma condição que tanto pode ser pontual como acontecer com maior frequência, só dependendo do quadro do paciente. Os motivos que desencadeiam o problema variam e estão associados a questões físicas e mentais.
O tratamento depende da causa do sintoma e só pode ser indicado após uma avaliação do especialista e de exames médicos. Por isso, quanto antes passar por uma análise clínica, mais rápida será a recuperação dos danos causados ao organismo.
Veja a seguir quais são as principais causas da falta de apetite!
Déficit de nutrientes
A deficiência de alguns nutrientes no organismo pode ser uma das causas não só da falta de apetite, mas também de irritabilidade e cansaço, por exemplo. Quando há falta de determinados minerais, como o Zinco, Ferro e Magnésio e as vitaminas B1, B12 e a vitamina D, é comum perder o apetite.
O paciente diagnosticado com essa condição deve passar por um tratamento nutricional, com o uso de suplementos prescritos por nutricionistas. Afinal, uma dieta equilibrada e saudável, com alto teor nutricional, faz-se necessária para o nosso corpo.
Problemas emocionais ou psicológicos
Os problemas que afetam a saúde mental e emocional estão entre as principais causas da perda de apetite. Afinal, essas questões têm potencial de afetar o corpo e o funcionamento do metabolismo de maneira intensa, levando a transtornos.
As principais doenças que acometem a saúde da mente que causam a falta de apetite são:
- Ansiedade.
- Depressão.
- Estresse.
- Síndrome de Burnout.
- Anorexia.
A saúde mental é um assunto que deve ser levado a sério, com tratamentos adequados para cada quadro. Além da perda de apetite, essas condições podem levar a doenças e danos ainda mais sérios em pessoas de todas as idades.
Doenças crônicas
As condições crônicas podem causar a perda de apetite temporária, geralmente como um efeito colateral a algum tratamento. Uma vez que são doenças com uma longa terapia, a falta de vontade de comer pode acontecer com frequência.
Algumas das doenças que podem levar ao sintoma são:
- Determinados tipos de câncer.
- Diabetes.
- Síndrome do intestino irritável.
- AIDS.
- Asma.
- Insuficiência cardíaca.
- Doença celíaca.
Os pacientes com alguma doença crônica contam com um apoio médico constante durante o tratamento. Nesse sentido, se a falta de apetite for longa ou acompanhada de outro sintoma, faz-se necessário procurar uma consulta imediatamente.
Distúrbios digestivos
Os distúrbios digestivos afetam o pH do estômago e levam a desconfortos abdominais, que causam a má digestão e a falta de apetite. Essa situação pode acontecer por muitas razões, como uma dieta inadequada, intoxicação ou intolerância alimentar.
Além dos distúrbios, problemas como a gastrite, o refluxo e a úlcera também têm potencial para causar a perda de apetite. Por isso, é importante marcar uma consulta com um médico gastroenterologista nesses casos para avaliação das causas.
Infecções respiratórias
Quadros de doenças infecciosas e respiratórias afetam o paladar e o olfato e, por isso, causam a falta de apetite. As mais comuns são os diferentes tipos de gripe, resfriados, COVID-19, alergias e outras infecções virais.
Lembre-se que a vacinação é a melhor forma para se proteger de diversos agentes infecciosos que afetam o trato respiratório. Portanto, manter o cartão de vacinas atualizado contribui para reduzir os riscos que essas viroses trazem, além de preservar a sua saúde.
Efeitos da gravidez
A gestação leva a inúmeras alterações hormonais, que podem ocasionar sintomas como enjoo e vômitos. Além disso, a falta de apetite é uma condição comum que afeta muitas mulheres, mesmo que de maneira eventual.
A redução do apetite pode provocar efeitos na nutrição e levar a problemas maiores, se for um quadro de longa duração. Por isso, e para evitar qualquer problema, um obstetra pode indicar os devidos tratamentos e reduzir os desconfortos.
Uso de alguns medicamentos
O uso de medicamentos durante determinados tratamentos é um dos motivos da diminuição do apetite, principalmente nas primeiras doses de alguns fármacos, os quais também podem causar náusea e vômito, como Tramadol, Fluoxetina, Sertralina, entre outros.
Se após o período de adaptação a falta de apetite persistir, consulte um médico para uma nova avaliação. Isso porque, na maioria dos casos, os especialistas podem substituir a medicação por outra que não cause efeitos colaterais e não prejudique o tratamento.
Por que o exame nutricional é importante?
A nutrição adequada é imprescindível para manter o organismo forte e prevenir diversas doenças. Afinal, através dela, você pode preservar o seu bem-estar e ter disposição para enfrentar os desafios do cotidiano.
Nesse contexto, para garantir uma dieta personalizada e que tenha todos os nutrientes que o seu corpo precisa, um check-up nutricional pode ajudá-lo nisso. Isso porque esse exame preventivo laboratorial avalia as condições do seu organismo.
Os resultados auxiliam os nutricionistas a compreenderem qual a melhor dieta e suplementação para garantir uma alimentação saudável, fonte de energia e força. Ou seja, esse exame proporciona um cuidado relevante e que faz toda a diferença para a sua saúde física e mental.
No Laboratório Hermes Pardini, você encontra um amplo portfólio de exames nutricionais para cuidar da sua saúde. Por isso, conte com o melhor laboratório especializado em medicina diagnóstica para ter resultados precisos e totalmente confiáveis.
Como você pode notar, a falta de apetite é uma condição que exige um olhar atento, especialmente quando tem uma grande recorrência. Portanto, se há perda ou apetite reduzido, não espere para procurar um médico e fazer exames para identificar as causas e tratá-las.
Gostou do post? Uma vez que você já viu sobre a falta de apetite, não deixe de lado os meios de prevenção para cuidar da sua saúde! Mantenha seus exames de check-up em dia no Laboratório Hermes Pardini e preserve a sua qualidade de vida!
Até a próxima!