Saiba como o exame de PSA previne o câncer de próstata
O Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA (da sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens), pode ser analisado através de um exame de sangue simples, realizado em laboratório.
Os antígenos, são moléculas produzidas pela próstata. Geralmente apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático, por exemplo.
O PSA é um dos primeiros exames solicitados quando o paciente apresenta sintomas do câncer ou quando o médico deseja pesquisar a existência da doença, mesmo sem a presença de sintomas.
Isso se justifica, pois o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas, por isso é essencial procurar o urologista e realizar exames preventivos periodicamente. Afinal, 90% dos casos são curáveis quando diagnosticados cedo.
O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do:
- PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue;
- PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.
Como a taxa de falso-positivos do exame de PSA ainda é alta, muitos médicos solicitam juntamente a ele a realização do exame de PHI (Índice de saúde da próstata), que usa uma terceira fração do PSA para fazer um diagnóstico mais certeiro e reduzir a necessidade de biópsias.
Qual a principal função do exame de PSA?
A principal função do exame de PSA é auxiliar no diagnóstico de alterações existentes na próstata como por exemplo:
Prostatite
A Prostatite é uma inflamação na próstata, que provoca um crescimento desordenado deste órgão e causa muito dor, desconforto e impede a passagem da urina.
Existem dois tipos principais de prostatite:
A prostatite aguda, que é causada por infecção bacteriana e a prostatite crônica, que ocorre naturalmente, dependendo da idade do paciente.
Geralmente, os casos de prostatite são provocados por infecções bacterianas, mas, eles também podem ser causados por fungos, vírus e outros agentes.
Hiperplasia benigna da próstata
A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma das doenças benignas mais comuns entre os homens, principalmente naqueles com idade maior a 50 anos.
É uma doença progressiva, que se caracteriza por provocar um aumento do volume da próstata, o que provoca alterações na micção, ato de urinar.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não melanoma.
Este tipo de câncer atinge a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga, que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
No caso da presença de câncer na próstata, o valor de PSA ainda pode permanecer normal e, por isso, a suspeita de câncer deve ser sempre confirmada com a realização de exames complementares ao diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.
Entenda os valores de PSA
O valor de PSA pode variar com a etnia e idade, como podemos observar na tabela a seguir.
IDADE | VALORES NORMAIS para indivíduos negros | VALORES NORMAIS para indivíduos pardos | VALORES NORMAIS para indivíduos brancos |
40 a 49 anos | de 0,0 até 2 ng/ml | de 0,0 até 2 ng/ml | de 0,0 até 2,5 ng/ml |
50 a 59 anos | de 0,0 até 4 ng/ml | de 0,0 até 3 ng/ml | de 0,0 até 3,5 ng/ml |
60 a 69 anos | de 0,0 até 4,5 ng/ml | de 0,0 até 4 ng/ml | de 0,0 até 4,5 ng/ml |
70 a 79 anos | de 0,0 até 5,5 ng/ml | de 0,0 até 5 ng/ml | de 0,0 até 6,5 ng/ml |
O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.
Apesar disso, geralmente quando o paciente apresenta valores de PSA Total entre 2,0 e 10 ng/ml, independente da idade, o médico solicita que seja feito o exame de PSA Livre para a confirmação dos valores.
E caso ele apresente o mesmo índices, outros exames são solicitados para que o diagnóstico seja preciso e a causa dessa alteração seja identificada. Pois, nestes casos o paciente pode estar desenvolvendo o câncer de próstata.
É muito importante estar atento a possíveis variações nos valores de PSA, já que que podem ser causadas pelas mais diversas situações, como por exemplo:
- Inflamação da próstata, conhecida por prostatite aguda ou crônica;
- Infecção urinária ou genital;
- Retenção urinária aguda;
- Hipertrofia benigna da próstata, conhecida por HBP;
- Realização de procedimentos médicos urológicos, como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirúrgica da próstata ou resseção transuretral da próstata;
- E o próprio câncer de próstata.
E outras possíveis causas, que são mais comuns, podem elevar os valores, como o aumento da idade, andar de bicicleta com frequência e o uso de alguns medicamentos.
Onde posso realizar exames preventivos para o câncer de próstata?
O Hermes Pardini, oferece os exames de PSA (exame de antígeno prostático específico) e o PHI (índice de saúde da próstata), que auxiliam na detecção do câncer de próstata.
O PSA também ajuda na verificação do andamento da doença, de lesões no geral e outras enfermidades como: prostatite, câncer de próstata e hiperplasia prostática benigna.
E o PHI é um teste inovador para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, baseado na dosagem de três diferentes formas da molécula do PSA (PSA Total, PSA Livre, e p2PSA).
Conhece amigos ou parentes que estejam em Minas Gerais ou São Paulo e que desejam fazer o exame de próstata?
Indique o Laboratório Hermes Pardini, são mais de 120 unidades próprias nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, prontas para melhor atendê-los.