Conheça os sintomas das alterações de cortisol no corpo
Produzido pelas glândulas suprarrenais, o cortisol é um hormônio que atua em diferentes processos fisiológicos no organismo. Também chamado de “hormônio do estresse”, ele tem influência direta na manutenção da saúde física e mental.
Sabendo disso, elaboramos este artigo para você. Detalhamos o que é o cortisol, como as alterações podem afetar a sua saúde, as suas funções, o porquê de ele ser importante, além de orientações sobre o exame indicado para essa avaliação. Quer saber mais? Acompanhe com a gente.
Boa leitura!
Qual é a função do cortisol?
O cortisol é um hormônio produzido na glândula suprarrenal, localizada acima dos rins. Ele é responsável por manter o bom funcionamento do nosso corpo durante o dia em processos fisiológicos, como regular a pressão arterial e manter os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, o cortisol também contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e no controle de infecções. Os níveis desse hormônio estão associados com:
- Atividades do dia a dia.
- Energia.
- Controle do sono
O cortisol é considerado um hormônio vital para a saúde física e psicológica, inclusive na resposta a situações estressantes. Os distúrbios que cursam com aumento ou redução excessiva do cortisol podem causar problemas no corpo. Veja mais a seguir.
Quais são os perigos do cortisol alto ou baixo?
Os níveis de cortisol variam durante o dia, sendo que pela manhã, ao acordar, é mais elevado e vai diminuindo normalmente até a chegada da noite. Essa oscilação é natural e não causa problemas, ocorrendo conforme a rotina da pessoa.
No entanto, quando a produção do hormônio está alterada de forma significativa, seja pela produção excessiva ou pelo déficit, isso tende a causar sintomas perceptíveis, que demandam uma avaliação médica.
Veja, a seguir, quais são os problemas e sintomas causados pelo cortisol alto e baixo.
Cortisol elevado
A produção de cortisol excessiva pode ser causada por distúrbios na própria glândula, doenças ou pelo uso prolongado de corticoides. Quando essa situação acontece, surgem diferentes sintomas que se intensificam com o tempo.
Os sinais do cortisol alto são os seguintes:
- Hipertensão.
- Fraqueza.
- Ganho de peso.
- Lapsos de memória.
- Perda de massa muscular.
- Alteração no ciclo menstrual.
- Baixo crescimento (nas crianças).
- Depressão e ansiedade.
Cortisol elevado pode estar relacionado à chamada Síndrome de Cushing. Trata-se de uma doença que cursa com o aumento do peso corporal, acúmulo de gordura no abdome e queda de cabelos, só para exemplificar alguns dos sintomas.
Cortisol baixo
A baixa produção de cortisol geralmente é causada por doenças na adrenal, no hipotálamo ou na hipófise. A insuficiência na glândula também oferece riscos à saúde do corpo e da mente. Os sintomas mais comuns são:
- Perda de peso.
- Aumento do risco de inflamações.
- Oscilações no humor.
- Quadros de anemia.
- Mal-estar.
- Redução do açúcar no sangue;
- Pressão baixa.
Como verificar os níveis de cortisol através do exame?
O cortisol pode ser medido por meio de uma amostra de sangue, saliva ou urina. A análise deve ser solicitada por um médico e conduzida em um laboratório especializado em medicina diagnóstica, como o Hermes Pardini. O tipo de dosagem a ser realizada deve ser definido de acordo com a suspeita de produção baixa ou elevada, considerando as orientações médicas.
Quando as suspeitas são de baixa produção de cortisol, a coleta da amostra geralmente é feita pela manhã. Caso contrário, é comum a realização no fim do dia. Para isso, pode estar indicado a ingestão de um remédio na noite anterior. Vale frisar também que os níveis de cortisol podem ser coletados via sangue, urina ou saliva, a depender do julgamento clínico do médico.
A partir dos resultados, o médico endocrinologista terá dados suficientes para confirmar ou excluir o diagnóstico. Cabe ressaltar que a automedicação deve ser evitada para não causar danos à saúde.
Qual é o tratamento para o cortisol alto e baixo?
O tratamento para doenças que causam excesso ou insuficiência na produção de cortisol é normalmente indicado por um médico especialista, de preferência o endocrinologista, após a conclusão do diagnóstico. Cada pessoa deve ser avaliada individualmente para a indicação de métodos seguros e eficientes.
Para o cortisol alto, dependendo da causa, o médico pode prescrever medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Quando o hormônio está em baixos níveis, o tratamento pode requerer a reposição de glicocorticóides.
Em todo caso, as mudanças nos hábitos de vida são importantes para promover a recuperação plena do paciente, especialmente na alimentação e na inclusão de práticas de atividade física na rotina
Como controlar os níveis de cortisol?
Por ser responsável por diversas funções fisiológicas no organismo, manter os níveis de cortisol adequados é essencial para o bem-estar físico e mental. Para isso, os hábitos saudáveis são imprescindíveis e contribuem com a saúde geral.
Isso significa que incluir práticas saudáveis na rotina é muito importante para controlar os níveis de cortisol. Veja quais são as principais:
- Mantenha uma boa rotina de sono.
- Mantenha uma alimentação balanceada.
- Evite o consumo excessivo de ultraprocessados.
- Evite excesso de consumo de bebidas alcoólicas.
- Cuide da sua saúde mental.
- Pratique atividades físicas regularmente.
- Evite o tabagismo.
- Faça seus exames de check-up preventivo regularmente.
Lembre-se que o acompanhamento médico e nutricional é muito importante para ter uma vida mais saudável. Assim, você terá a segurança e disposição para encarar os desafios do dia, e assim que sentir alterações, poderá procurar uma ajuda médica de forma mais assertiva.
Faça seu exame de cortisol no Laboratório Hermes Pardini
Para ter resultados de qualidade que facilitem a análise médica, é indispensável fazer seu exame de cortisol em um laboratório de confiança. Nesse sentido, o Laboratório Hermes Pardini é referência em medicina diagnóstica no país e oferece uma estrutura de ponta para a realização de exames, seja de cortisol ou outras análises. Além de contar com processos seguros e uma equipe qualificada, focada em atender com excelência.
Como você pode notar, o cortisol alto ou baixo representa um risco para a saúde física e mental, com possibilidade de evolução dos quadros. Portanto, não espere para procurar um médico e ter uma prevenção eficiente para evitar complicações futuras.
Agora que você já sabe sobre o cortisol e a importância de acompanhar as alterações hormonais, não deixe de se cuidar preventivamente e evitar riscos ao seu bem-estar. Agende seu exame de cortisol nas unidades do Laboratório Hermes Pardini e mantenha o controle da sua saúde hormonal.
Até a próxima!