Vacina Herpes-zóster
Registrada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina herpes-zóster é a melhor forma proteção contra o vírus da herpes-zóster, que acomete mais de 2 milhões de pessoas todos os anos.
Também conhecido como “cobreiro”, o herpes-zóster é mais comum entre pessoas idosas, mas também pode aparecer na infância e na fase adulta, sendo uma reativação do vírus varicela-zóster.
Onde tomar a vacina da herpes-zóster?
Você sabia que é possível escolher onde tomar a sua vacina contra herpes-zóster?
Se você estiver em São Paulo ou em Belo Horizonte, pode garantir a sua vacinação em uma das unidades do laboratório Hermes Pardini.
Mas você também já pode tomar essa e outras vacinas no conforto da sua casa, no seu escritório ou em qualquer lugar de sua preferência através do nosso atendimento móvel.
O que é o herpes-zóster?
Herpes-zóster é uma reativação do vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora. O principal sintoma dessa doença é a formação de erupções de coloração vermelha na pele, que podem coçar ou causar a sensação de “agulhadas”.
Outros sintomas, como uma dor em “faixa”, apenas em um lado do corpo também podem surgir - e inclusive antes do aparecimento das bolhas na pele.
Para que serve a vacina herpes-zóster?
A vacina de herpes-zóster protege o paciente contra a doença e, principalmente, contra suas complicações, como a neuralgia pós-herpética, que causa uma dor crônica prolongada e de difícil controle.
Quem deve tomar a vacina contra herpes-zóster?
A vacina contra o “cobreiro” está licenciada para pessoas a partir de 50 anos e é amplamente recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações. Aos que apresentam condição de imunossupressão, a vacina recombinante pode ser aplicada a partir dos 18 anos.
Qual é a composição da vacina para herpes-zóster?
A vacina contra herpes-zoster é uma vacina não vida, contendo partícula imunogênica do vírus e um potente adjuvante que incrementa a imunogenicidade da vacina.
Qual é a via de administração da vacina herpes-zóster?
Aplicada via intramuscular profunda.
Quantas doses da vacina herpes-zóster são recomendadas?
Duas doses com intervalo de dois meses entre elas.
Existem reações adversas?
A vacina é segura mas, assim como qualquer vacina, pode apresentar eventos adversos, os quais são geralmente leves e transitórios. É comum observar reações no local da aplicação como vermelhidão, dor, inchaço e coceira no local. Ocasionalmente, forma-se um nódulo subcutâneo.
O paciente também pode apresentar dor de cabeça, dor muscular, febre e dor nas articulações. Registros de reações alérgicas mais graves são raros.
Quais são as contraindicações da vacina herpes-zóster?
A vacina contra herpes-zóster é contraindicada em caso de:
Anafilaxia aos componentes;
Gestação;
Doenças febris agudas;
Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina ou com qualquer intervalo.
Qual o valor da vacina contra herpes-zóster?
Para consultar o preço da vacina contra herpes-zóster e os convênios atendidos, entre em contato com a central de atendimento Hermes Pardini.