ATENÇÃO: o Hermes Pardini não entra em contato com seus clientes para oferecer entrega de resultados de exames mediante qualquer tipo de pagamento.

Imagem - undefined Imagem - undefined

    Vacina Contra Febre Amarela: Vacinação é o maior remédio contra a doença

    Infecção tem como sintomas característicos febre alta, dor nas costas e no corpo

    Sempre falamos aqui no blog do Hermes Pardini sobre a importância de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada. Afinal a vacinação é uma das formas mais eficientes de prevenir diferentes doenças, entre elas, a febre amarela. Você sabe dizer se a sua caderneta de vacinação tem essa vacina? Antes de conferir, vamos te explicar um pouco mais sobre a doença. 

    O que é febre amarela?

    A febre amarela é uma doença grave, infecciosa, transmitida através da picada de um mosquito infectado. Existem dois vetores: o Haemagogus e Sabethes, encontrado em áreas de mata, e o Aedes aegypti, normalmente encontrado nas áreas urbanas. 

    A transmissão da febre amarela

    Muito comum nas Américas do Sul e Central, e também em alguns países da África, a febre amarela é transmitida tanto na área urbana como na silvestre. Como falamos anteriormente, no ciclo silvestre, a febre amarela é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Já na área urbana, o responsável é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. 

    A transmissão acontece quando uma pessoa que nunca tenha sido infectada pelo vírus da febre amarela ou tomado a vacina é picada por um mosquito contaminado. Falando em vacina, você pode atualizar o seu cartão de vacina no Hermes Pardini. Basta clicar aqui e encontrar a unidade mais próxima de você. Marque seu horário! 

    Quais são os sintomas da febre amarela? 

    Pessoas que foram infectadas pelo vírus da febre amarela podem sentir febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas e no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. A maioria dos quadros apresentam rápida melhora após esses sintomas iniciais. Porém, aproximadamente 15% dos casos podem apresentar uma breve melhora e, logo depois, desenvolver uma nova fase da doença, de forma mais grave.  

    Qual é o tratamento da febre amarela?

    Não existe um tratamento específico para se tratar da febre amarela. O recomendado é que o paciente fique de repouso e redobre a hidratação. Mas sentir ou conhecer alguém que esteja sentido os sintomas citados acima, procure ajuda médica. 

    Como me prevenir da febre amarela

    Como falamos anteriormente, a transmissão urbana da febre amarela só acontece através da picada do mosquito Aedes aegypti, e, por este motivo, é muito importante que todos tenham consciência para que a transmissão não seja disseminada. 

    E como você sabe, o mosquito Aedes aegypti se prolifera na água limpa e parada. Ou seja, é extremamente importante manter a caixa d’água e piscina fechada, garrafas e latas viradas para baixo, prato de planta com terra, pois são nesses locais que a fêmea do mosquito coloca seus ovos. Também é recomendado o uso de repelente. A vacina também é um ótimo aliado para a prevenção da febre amarela. 

    Quem deve tomar a vacina da febre amarela?

    Você já sabe, mas não custa lembrar, a vacina é a principal ferramenta para prevenção e controle da febre amarela. E vale lembrar que o laboratório Hermes Pardini oferece a vacina. 

    Compre aqui a sua vacina contra a febre amarela

    Veja abaixo quem deve receber a vacina: 

    – Crianças, assim que completarem 9 meses de vida, devem receber 1 dose da vacina;
    – Crianças, assim que completarem 4 anos de idade, devem receber 1 dose de reforço;
    – Pessoas entre 5 e 59 anos de idade, que não foram vacinados ou sem comprovante de vacinação, devem receber 1 dose;
    – Pessoas que receberam 1 dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber 1 dose de reforço. 

    Em 2017, o Brasil adotou o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, isso se a pessoa tiver recebido uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, a indicação é uma dose de reforço, independente da idade. De acordo com a Secretaria do Estado de Minas Gerais, essa é uma recomendação da Organização da Saúde (OMS). 

    A vacina também é extremamente necessária para aqueles que vão viajar para áreas com vigência de surto de febre amarela ou para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia devem se vacinar até 10 dias antes da viagem.

    Quem não deve tomar a vacina da febre amarela

    Veja abaixo quem não pode tomar a vacina da febre amarela: 

    – Menores de 9 meses de idade;
    – Pessoas que estão amamentando bebês menores de 6 meses de idade;
    – Aqueles com alergia grave ao ovo;
    – Pessoas que convivem com HIV e que estão com contagem de células CD4 menor que 350;
    – Pessoas que estão em tratamento de quimioterapia ou radioterapia;
    – Portadores de doenças autoimunes;
    – Aqueles que estão em tratamento com imunossupressores. 

    Quais são as reações da vacina da febre amarela?

    Pessoas que recebem a vacina da febre amarela podem sentir dor no corpo após quatro dias. Há registros de reações mais graves, mas acontecem raramente. 

    A vacinação é a melhor forma de prevenção

    Agora que te explicamos tudo sobre a importância de manter o cartão de vacina atualizado, aproveite a oportunidade e marque um horário no laboratório Hermes Pardini agora mesmo.

    Aproveite para compartilhar esse artigo com os amigos e familiares e reforce sobre as outras formas de prevenção contra a febre amarela. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, basta entrar em contato com a gente através dos comentários. Em breve responderemos você! 

    Até a próxima!