ATENÇÃO: o Hermes Pardini não entra em contato com seus clientes para oferecer entrega de resultados de exames mediante qualquer tipo de pagamento.

Imagem - undefined Imagem - undefined

Conheça o teste do pezinho, veja como funciona e quais doenças detecta

O tão conhecido teste do pezinho, que também é chamado de triagem neonatal, é um dos exames que ajudam a proteger a saúde do bebê desde cedo, já que pode descobrir possíveis doenças metabólicas, infecciosas ou genéticas.

Ao realizar esse teste entre 48 horas e 5 dias após o nascimento do recém-nascido, o médico consegue analisar diversos problemas que o bebê pode vir a apresentar por meio de uma amostra de sangue simples.

Neste conteúdo, você vai saber mais sobre o que é o teste do pezinho, para que serve, qual é a importância, como é feito e quais doenças podem ser descobertas. Confira com a gente e tenha uma ótima leitura! 

O que é o teste do pezinho

O teste do pezinho é o primeiro exame que o bebê deve fazer depois do seu nascimento, e é um procedimento obrigatório em todo o país. A coleta de sangue deve ser feita logo no momento que o recém-nascido recebe alta hospitalar.

Esse procedimento detecta de forma eficaz todas as doenças que podem comprometer a saúde da criança, seja de forma genética, metabólica ou infecciosa. Com isso, o recém-nascido consegue ser encaminhado para tratamentos de forma mais rápida, o que ajuda a evitar que alguns problemas possam se agravar com o tempo.

Como é feito o teste do pezinho

O exame é feito por meio de uma coleta de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido. Isso porque o calcanhar é uma parte rica em vasos sanguíneos e segura para a coleta. A coleta é rápida e quase indolor para o bebê. 

Quais são as doenças detectadas pelo teste do pezinho?

O teste do pezinho é um exame que consegue detectar mais de 50 doenças raras ou que não são tão frequentes, o que dá uma visão ampla e aprofundada sobre a saúde da criança.

Confira, a seguir, as principais doenças que são identificadas por meio desse procedimento.

Fenilcetonúria

Essa doença ocorre quando o aminoácido fenilalanina, que existe no sangue, não consegue ser eliminado pela criança e, com isso, se acumula no cérebro, podendo levar à deficiência intelectual.

Hipotireoidismo congênito

Essa doença ocorre quando há a redução ou a ausência do hormônio da tireoide, o que causa diversas alterações no corpo e, principalmente, no sistema neurológico da criança.

Anemia falciforme

Esse é um problema genético que surge quando há alterações nas formas das células vermelhas do sangue, o que pode atrasar o desenvolvimento de alguns órgãos devido à dificuldade de transportar oxigênio para as diversas áreas do corpo.

Fibrose cística

Essa doença surge quando há maiores níveis de muco sendo produzidos nos pulmões e sistema digestivo, o que pode afetar a respiração e o pâncreas do bebê.


 

Hiperplasia adrenal congênita

Essa doença congênita causa deficiência em alguns hormônios e a alta produção de alguns outros, gerando um certo desequilíbrio que pode ocasionar puberdade precoce ou outros problemas no corpo da criança.

Deficiência de biotinidase

A biotina é uma vitamina essencial para a saúde do sistema nervoso, mas quando há a incapacidade do organismo de absorvê-la, o bebê pode ter:

  • Convulsões;
  • Falta de coordenação motora;
  • Queda de pelos e cabelos;
  • Atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor ao longo dos anos.

Quais são os tipos de teste do pezinho?

Normalmente o exame de teste do pezinho é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e é feito principalmente no terceiro dia após o bebê nascer. No entanto, o teste oferecido pelo sistema público de saúde só garante o diagnóstico de 6 doenças, que são;

  • Fenilcetonúria;
  • Hipotireoidismo congênito;
  • Síndromes falciformes;
  • Fibrose cística;
  • Hiperplasia adrenal congênita (HAC);
  • Deficiência de biotinidase.

A rede de saúde particular oferece alguns testes ampliados, o que gera um complemento mais robusto aos diagnósticos da versão básica do exame, permitindo a identificação de mais de 100 doenças, entre elas:

  • Galactosemia;
  • Toxoplasmose congênita;
  • Deficiência de G6PD;
  • Rubéola congênita;
  • Doença de Chagas.

O teste do pezinho, oferecido pelo Laboratório Hermes Pardini, possibilita a identificação de até 100 doenças ou problemas que o bebê pode ter ao longo do seu desenvolvimento. Nesse sentido, para ter mais segurança em relação à saúde do seu filho, procure o teste do pezinho em nosso laboratório. 

E não só: na Jornada Mamãe e Bebê dos laboratórios, tanto em Minas Gerais como em São Paulo, reunimos uma série de vacinas e exames para gestantes e recém-nascidos. Os principais serviços são:

Faça o teste do pezinho e os exames da Jornada Mamãe e Bebê nas unidades do Laboratório Hermes Pardini.

Até a próxima!