Cuide do seu coração: Saiba mais sobre a importância do teste ergométrico
Os anos vão passando, a idade vai avançando e nós precisamos ter um pouco mais de atenção com o nosso corpo. Nós sempre falamos no blog do Hermes Pardini sobre a importância de fazer o check-up anual e manter todos os exames em dia. Mas e a saúde do seu coração, também está em dia?
De acordo com informações do Ministério da Saúde, 31,5% dos óbitos que acontecem no Brasil estão relacionados a problemas cardiovasculares. Sendo que as cardíacas são conhecidas por causarem mais complicações como o caso do infarto e acidente vascular cerebral, o AVC. Por este motivo é muito importante colocar os cuidados com o coração na sua rotina. Para fazer esse monitoramento, um dos exames pedidos pelo médico será o teste ergométrico. Já ouviu falar?
O que é o teste ergométrico?
O teste ergométrico ajuda a avaliar amplamente o funcionamento cardiovascular, quando passa por algum tipo de esforço físico crescente enquanto caminha em uma esteira ou enquanto pedala em uma bicicleta. Durante o exame serão observados os sintomas e como está se comportando a frequência cardíaca, pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e depois do esforço físico.
Com o teste ergométrico será possível avaliar e diagnosticar o funcionamento do coração, a capacidade cardiorrespiratória, detectar arritmias, pressão arterial e isquemia miocárdica. O teste ergométrico também consegue avaliar o surgimento de sopros, falência ventricular esquerda e eventuais sintomas que podem aparecer junto a essas disfunções.
Para quem o teste ergométrico é indicado?
Conhecido também como teste de esforço, o teste ergométrico é solicitado pelo médico para investigar como o paciente se comporta em situações de muito esforço. O teste ergométrico fornece dados diagnósticos e prognósticos que ajudam o médico a entender e analisar a fundo a saúde do paciente.
O teste ergométrico é um pedido inicial que ajuda a detectar possíveis anormalidades que podem interferir no bom funcionamento do coração. Normalmente a indicação para o teste ergométrico é feita para pacientes que precisam identificar ou já tenham:
– Doença arterial coronária;
– Arritmias;
– Hipertensão arterial;
Veja abaixo os principais fatores que são avaliados durante o teste ergométrico:
– Verificar possíveis surgimentos de sopros ou suspeita de falência ventricular;
– Observar a pressão arterial e isquemia miocárdica;
– Identificação de doença arterial coronária;
– Avaliar a capacidade funcional cardiorrespiratória;
– Acompanhar os avanços de doença cardíaca;
– Detectar arritmias.
Quais são as contraindicações para o teste ergométrico?
Alguns pacientes não podem realizar o teste ergométrico. Veja abaixo quem são:
– Pessoas portadoras de doença arterial crônica que estão sensíveis ou apresentam obstrução no tronco da artéria coronária esquerda ou equivalente;
– Pacientes com arritmias não controladas;
– Quadros de miocardites e pericardites agudas;
– Pessoas com estenose aórtica grave;
– Aqueles que apresentam hipertensão arterial grave;
– Pacientes com embolia pulmonar;
– Qualquer caso de enfermidade aguda;
– Gestantes;
– Qualquer limitação emocional ou física;
– Pacientes que apresentem intoxicação de medicamentos.
Como devo me preparar para o teste ergométrico?
Para realizar o exame o paciente deve ficar atento a algumas informações básicas. Veja:
– Não usar cremes, géis ou pomadas antes do teste ergométrico;
– Usar roupas confortáveis – aquelas usadas durante a prática de exercícios;
– Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o teste;
– Não é necessário jejum. A alimentação deve seguir normal 2 horas antes do teste. 1 hora antes, faça refeições leves;
– Só suspenda o uso de medicamentos se for pedido pelo médico;
– É recomendável a não exposição do tórax ao sol até 72 horas antes do teste ergométrico, já que pode aparecer irritação na pele, onde é colocado os eletrodos;
– O paciente não deve realizar o exame de endoscopia ou colonoscopia no mesmo dia do teste ergométrico.
Como o teste ergométrico é feito?
Durante o teste ergométrico serão colocados 10 eletrodos no tórax do paciente. Eles serão responsáveis por realizar o registro do eletrocardiograma. Logo após, o paciente deve começar a caminhar na esteira rolante.
O exame só será interrompido se o paciente apresentar muito cansaço ou exaustão, sintomas que indicam anormalidade cardiovascular que podem indicar isquemia ou alterações no ritmo cardíaco. Os dados do teste ergométrico serão registrados a cada etapa de esforço e, no final do exame, será possível fazer a avaliação completa.
Precisa fazer o teste ergométrico? O Hermes Pardini oferece! Você pode realizar o teste ergométrico em BH ou em São Paulo clicando aqui.
7 dicas importantes para manter o coração em dia
Muitas doenças cardiovasculares podem ser evitadas se você tiver uma rotina saudável e mantendo alguns cuidados. Abaixo listamos algumas dicas que podem contribuir para manter a saúde do seu coração em dia.
1 – Não fume;
2 – Faça atividades físicas regularmente;
3 – Controle a pressão arterial;
4 – Reduza o consumo de açúcar;
5 – Controle o colesterol;
6 – Faça check-ups periódicos;
7 – Marque o teste ergométrico no Hermes Pardini. Não perca tempo e encontre a unidade mais próxima de você.
Ficou com alguma dúvida sobre o teste ergométrico. É só nos enviar uma mensagem que responderemos! E continue acompanhando o blog do Hermes Pardini para ficar por dentro de todos os cuidados necessários para manter a sua saúde em dia. Até a mais!