A Vacina Meningocócica é Aliada na Prevenção da Meningite
A vacinação ajuda a prevenir doenças causadas pela bactéria causadora da enfermidade
Febre, dor de cabeça e rigidez de nuca podem ser sintomas da meningite, inflamação das membranas que envolvem o cérebro causada por vírus ou bactérias. De acordo com o Ministério da Saúde, até setembro de 2022, foram registrados 5821 casos de meningite de diferentes etiologias.
Existem 5 tipos de meningite, mas a mais comum no Brasil é a meningocócica, transmitida por um grupo de bactérias chamadas meningococos. Mas esse quadro pode mudar com a ajuda da vacinação. A vacina Meningocócica B é recomendada para crianças e adolescentes e trabalhadores da saúde com até 50 anos de idade. Mas antes de falar da vacina, é extremamente importante que você entenda as causas da meningite. Vamos lá?
O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges (membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal) provocada por um vírus ou bactéria, tendo transmissão respiratória ou através do contato com pessoas que já estão contaminadas. Geralmente a contaminação acontece principalmente em crianças de até 5 anos, mas é importante que saibam que a enfermidade pode acometer em qualquer momento da vida.
Quais são os sintomas da meningite?
Febre, dores de cabeça e na nuca, vômito, confusão mental e manchas na pele são considerados os sintomas mais comuns da meningite. Como falamos anteriormente, a transmissão acontece a partir das gotículas da saliva de uma pessoa contaminada que entra em contato com a mucosa do nariz ou boca de uma pessoa saudável. Tosse, espirro ou contato com superfícies infectadas também podem ser vetores para o contágio.
Como é o diagnóstico da meningite?
Em caso de suspeita da meningite, é muito importante procurar ajuda médica imediatamente. Para fechar o diagnóstico, será feita a coleta de sangue e líquido cefalorraquidiano. No laboratório será possível analisar as amostras e identificar qual agente causador da infecção.
Qual é o tratamento da meningite?
Por se tratar de uma doença grave, é comum que os pacientes com suspeita de meningite sejam internados. A meningite bacteriana é tratada a partir de antibioticoterapia e reposição de líquidos. No caso da meningite viral, o tratamento é feito a partir de medicamentos antivirais.
As meningites fúngicas exigem tratamento mais longo, com dosagem de medicação antifúngica. E a contaminação por parasitas é tratada com medicamentos que aliviam os sintomas.
Formas de prevenção
Por se tratar de uma doença causada por diferentes agentes infecciosos, a vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenir a meningite. Veja abaixo quem deve receber a dose da vacina:
Vacina meningocócica C: indicada para bebês com mais de 2 meses, adolescentes e adultos;
Vacina meningocócica ACWY: indicado para bebês a partir dos 2 meses de idade;
Vacina meningocócica ACWY: indicada para adolescentes de 11 e 12 anos;
– Vacina meningocócica B: indicada para bebês acima dos 2 meses e para adultos até os 59 anos de idade;
– Vacina pneumocócica conjugada 10-valente: indicada para crianças até 5 anos de idade;
– 10-valente: indicada para crianças com 5 anos ou menos.
– Vacina conjugada contra Haemophilus influenzae B: indicada para crianças de 2 meses a 5 anos.
A boa notícia é que a vacina contra meningite está disponível nos laboratórios Hermes Pardini. Para agendar um horário é muito fácil. Basta clicar aqui. No nosso site você também encontra o laboratório mais próximo de você.
Reações vacina contra meningite
Após a aplicação é muito comum que o paciente sinta dor, vermelhidão, inchaço e sensibilidade no local da aplicação. Existem registros de dor nas articulações, muscular, sonolência, irritabilidade, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça e indisposição, mas são raros.
Contraindicação da vacina meningocócica
Pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula da vacina e com quadros de doença febril aguda não devem receber as doses da vacina.
Atualize o cartão de vacina
No artigo de hoje falamos sobre a meningite, inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Falamos também sobre a forma de contaminação, cuidados, tratamentos e reforçamos sobre a importância da vacinação, método mais eficaz para evitar a doença.
A vacina contra meningite pode ser encontrada no laboratório Hermes Pardini. Para marcar um horário, é bem fácil. Basta clicar aqui. Se ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema, basta deixar seu comentário que em breve responderemos.
Até a próxima!