Coronavírus: 7 tópicos para você entender tudo sobre a covid-19

Home » Clientes » Coronavírus: 7 tópicos para você entender tudo sobre a covid-19

Na atual situação de pandemia do coronavirus, a necessidade extrema de prevenção e proteção assim como a alta demanda por diagnóstico e cuidados médicos são uma realidade. Mais do que nunca, os serviços de saúde têm papel fundamental para buscar soluções para essa crise. É o nosso caso no Grupo Pardini. Para cuidar de todos os pacientes, o Grupo continua atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mas, em meio a tudo isso, como ficam os heróis da saúde, aqueles que estão na linha de frente? Aqui, nós protegemos cada um desses profissionais com todo o cuidado necessário.

Você pode conhecer as ações neste link e abaixo as principais dúvidas sobre o coronavírus

O que é o coronavírus?

O coronavirus pertence, na verdade, a uma família de vírus conhecidos pela medicina desde os anos 1960 e que podem causar desde resfriados até síndromes respiratórias graves. O coronavírus que se espalhou em 2019 (2020) é uma nova variedade dessa família e a doença causada por ele foi denominado Covid-19. Ele foi identificado pela primeira vez após notificações de casos de pneumonia com causa desconhecida, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China e se espalhou rapidamente por todo o planeta.

Qual a origem da covid-19?

Muito provavelmente a covid-19 teve origem em Morcegos que infectaram posteriormente humanos. Ainda não se sabe ao certo como o vírus infectou pessoas na china, porém, não é incomum que os vírus sofram mutações e se tornem capazes de infectar humanos.

Quais os sintomas do coronavírus?

Os sintomas do coronavírus variam de caso a caso. Existem casos em que o paciente não apresenta sintomas, mas há casos de infecção nas vias aéreas superiores (parecido com um resfriado comum) até casos graves de pneumonia e insuficiência respiratória aguda.

Como é a transmissão do coronavirus?

Ainda não se sabe exatamente como ocorre o contágio pelo coronavírus, mas essa família de vírus costuma ser transmitida de animais para humanos ou de humanos para humanos. No caso da transmissão humana, ele pode ser transmitido pelo ar, através das secreções aéreas do paciente infectado, ou por contato próximo com as secreções contaminadas.

Qual a gravidade da covid-19?

Na maioria dos casos a Covid-19 apresenta sintomas leves, porém pode ser extremamente agressiva a uma parte da população, principalmente quando se enquadram nos famosos grupos de riscos, que são pessoas com mais de 60 anos e com doenças pré-existentes.

Como evitar o contágio do coronavirus?

Várias medidas podem ser tomadas para evitar o contágio do coronavírus. Lave as mãos frequentemente, usando sabonete e água, utilize lenço descartável para higiene, cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir e evite tocar nas mucosas dos olhos. Tente evitar o contato com pessoas infectadas com doenças respiratórias, não compartilhe objetos de uso pessoal, mantenha os ambientes bem ventilados e evite, também, o contato com animais selvagens ou doentes.

Existe tratamento para o coronavirus?

Ainda não existe um medicamente específico para o coronavírus e, como a doença é nova, também não foi desenvolvida uma vacina até o momento. O indicado é fazer repouso e ingerir bastante líquido. Algumas medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos, também podem ajudar, mas é importante consultar seu médico antes de utilzar qualquer medicamento.

Qual a taxa de mortalidade do novo coronavírus?

A taxa de mortes varia de acordo com o grupo de pessoas analisados, atualmente a OMS divulga que 3,4% dos diagnosticados com SARS-CoV-2 entre em óbito.

Quais os exames para o coronavirus?

Teste Molecular RT-PCR

O teste molecular RT-PCR possui a coleta realizada através de um swab (cotonete) nas narinas e é indicado para paciente com histórico de sintomas ou contato com caso confirmado há menos que 14 dias da data da coleta do exame.

Teste Molecular (PCR) Express

O teste molecular PCR Express tem a coleta realizada através de um swab (cotonete) nas narinas e tem o resultado no dia seguinte a coleta, até as 15h. Esse teste de covid é Indicado para paciente com histórico de sintomas ou contato com caso confirmado há menos que 14 dias da data da coleta do exame.

Teste rápido qualitativo IgG e IgM .

Teste Rápido qualitativo IgG e IgM possui a coleta de sangue venoso ou capilar (ponta do dedo) e tem o resultado liberado 2 horas após a coleta. Esse exame para coronavirus é indicado para paciente com histórico de sintomas ou contato com caso confirmado há mais de 14 dias da data da coleta do exame.

Sorologia COVID-19 (Anticorpos anti SARS-CoV-2 IgG)

O exame de sorologia para covid-19 coleta de sangue venoso e o resultado liberado no dia seguinte a coleta.
Indicado para paciente com histórico de sintomas ou contato com caso confirmado há mais de 20 dias da data da coleta do exame.

Sorologia COVID-19 (Anticorpos anti SARS-CoV-2 IgA e IgG) [S/COV-AC]

Esse teste tem a coleta de sangue venoso. e resultado liberado em 2 dias.
Indicado para paciente com histórico de sintomas ou contato com caso confirmado há mais de 7 dias, e preferencialmente a mais de 14 dias, da data da coleta do exame.

Sorologia COVID-19 (Anticorpos anti SARS-CoV-2 IgG e IgM) [S/COV-LC]

A coleta de sangue venoso e o resultado liberado em 2 dias.
Indicado para paciente com histórico de sintomas do coronavírus ou contato com caso confirmado há mais de 14 dias da data da coleta do exame.

Qual exame para covid-19 devo fazer?

Com o grande número de exames disponíveis no mercado, muita gente tem dúvida sobre qual deles deve fazer para saber se está com a Covid-19.

Na fase aguda da doença, ou seja, quando o paciente ainda apresenta sintomas físicos, o exame que detecta a Covid-19 é o RT-PCR, também chamado de teste molecular – exame considerado padrão ouro no diagnóstico do coronavírus.

Com o auxílio de um swab, uma espécie de cotonete, são coletadas secreções do nariz do paciente. Essas secreções são analisadas para verificar a existência do material genético do SARS-CoV2 (o coronavírus, causador da Covid-19) no organismo. É importante que um médico sempre seja consultado para avaliar e interpretar corretamente o exame.

Os demais exames disponíveis verificam a presença de anticorpos no organismo. A presença de anticorpos pode indicar se o paciente teve infecção pelo vírus, ainda que assintomática. Mas falaremos deste assunto e dos outros exames em breve.

Você encontra o teste de covid nos seguintes estados