VACINA ROTAVIRUS PENTAVALENTE

Indicação
O rotavírus é um vírus responsável por casos de gastroenterite grave em todo o mundo, sobretudo em menores de 5 anos. Esse vírus é frequentemente associado a surtos em ambientes com muitas crianças, como creches e escolas. A sua transmissão ocorre através da eliminação dos vírus pelas fezes, contaminando o meio ambiente. Assim, a vacina rotavírus é extremamente importante e eficaz na prevenção desses quadros de gastroenterite. Nas clínicas privadas de vacinação, está disponível a vacina pentavalente, composta por cinco tipos de rotavírus vivos "enfraquecidos”,denominados sorotipos G1, G2, G3, G4 e G9. É recomendada para crianças a partir das 6 semanas de vida até 8 meses e 0 dia.
Esquema de aplicação
A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias. Para crianças a partir de 6 semanas de idade: 3 doses, com intervalo mínimo de quatro semanas. Esquema padrão recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações: 2, 4 e 6 meses de idade.
Contraindicações
A vacina é contraindicada para crianças fora da faixa etária citada acima; com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunossupressão; história de alergia grave relacionada a algum dos componentes da vacina ou após dose anterior da mesma; história de doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.
Eventos adversos
A vacina é segura e apresenta boa eficácia. Assim como qualquer vacina, pode apresentar eventos adversos. Sintomas de gastrenterite podem ocorrer em menos de 10% dos vacinados. Além disso pode ocorrer irritabilidade, perda de apetite e fadiga.
R$235,60

* Campos obrigatórios